OSFAB
Concerto da OSFAB comemora o Dia do Especialista de Aeronáutica
Na noite desta quinta-feira (27/03), o Teatro Poupex, em Brasília (DF), foi palco de uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), em um evento organizado pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). O concerto celebrou o Dia do Especialista de Aeronáutica e relembrou os 80 anos do retorno vitorioso das tropas brasileiras da Segunda Guerra Mundial.
A solenidade contou com a presença do Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior, além de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB. Em seu discurso, o Oficial-General destacou a importância dos Especialistas para a Força Aérea e a relevância histórica da data.
“É com imensa alegria que nos reunimos hoje para celebrar uma data de profunda relevância para a Força Aérea Brasileira, o Dia do Especialista de Aeronáutica. Esta ocasião especial, com o concerto da nossa magnífica Orquestra Sinfônica, nos brinda com a oportunidade renovada de prestar a justa homenagem aos nossos dedicados Especialistas, cuja inabalável dedicação constitui uma base sólida da nossa Instituição. Neste ano de 2025, temos a honra, ainda, de relembrar um momento histórico, que são os 80 anos do retorno vitorioso das tropas brasileiras da Segunda Guerra Mundial. Essa data nos faz lembrar a grandiosidade da atuação de nossos heroicos especialistas, que consagraram suas vidas ao serviço da nação”, disse o Comandante do VI COMAR ao abrir o evento.
Um concerto multicultural e emocionante
Sob a regência do Maestro, o Capitão Músico Paulo Rezende, a Orquestra Sinfônica da FAB apresentou um repertório diversificado, que transitou entre o clássico e a música popular, brasileira e internacional. Segundo o Maestro, a escolha das peças foi pensada para refletir a diversidade e a união dos especialistas da FAB.
“Embora cada Especialista atue em uma área diferente, seja na manutenção, na saúde, na logística, na segurança, no controle do espaço aéreo, todos compartilham do mesmo ideal: servir ao País onde o Brasil precisa. E para expressar essa diversidade, essa união, nós preparamos para hoje um concerto multicultural, que mescla o repertório clássico com a música popular, brasileira e internacional”, explicou.
A apresentação teve início com uma homenagem a Heitor Villa-Lobos, um dos maiores nomes da música brasileira. O tenor, Sargento Daniel Feitosa, interpretou uma peça evocando a alma da Amazônia. Em seguida, a Orquestra executou "O Trenzinho do Caipira", com uma versão adaptada pelo Sargento Clayton Ezequiano e interpretada pela cantora, Sargento Fernanda Viviano.
Os instrumentistas destacaram a importância da música como elemento de conexão e identidade dentro da FAB. “Diferentes línguas, diferentes estilos, mas todos unidos por uma mesma linguagem, que não precisa de tradução: a música. Assim como os Especialistas da FAB", ressaltaram.
Encantada com o evento e lisonjeada pela homenagem, a Sargento Evelyn Medeiros destacou a importância dos Especialistas. “Assim como a música, a atuação de nós, Especialistas, não tem fronteiras! Em nossas especialidades nos dedicamos em prol da nossa Força Aérea. É uma honra poder estar aqui”, declarou.
O ápice da apresentação, finalizando a noite, foi quando a Orquestra entoou o Hino dos Especialistas, levando emoção ao público presente. O momento foi marcado por aplausos calorosos e pelo sentimento de orgulho entre os militares, que entoaram a canção em homenagem àqueles que desempenham um papel essencial na Força Aérea Brasileira. Especialistas! Avante ao Ar!
Fotos: Sargento Vanessa Sonaly/ CECOMSAER